ATENÇÃO: Adicione o e-mail seuacesso@jcaholding.com.br na lista de remetentes confiáveis.
A verdadeira arte de rua
Queremos que você redescubra a verdadeira arte de rua. Aquela que é símbolo de resistência e tem o poder de mover pessoas para transformar o cenário cinza de cidades em expressões culturais genuínas.
As manifestações artísticas desenvolvidas em espaço público acontecem nos lugares menos esperados, além das grandes galerias de arte, e por isso geram identificação e representatividade.
Esperamos que juntos possamos desmitificar a arte urbana em todas suas formas, cores e texturas. Porque acreditamos na importância da expressão das ruas. Somos grandes apoiadores desse universo e te conectamos aos principais destinos de arte urbana do país.
1. BECO DO BATMAN
Referência para o grafite paulistano desde a década de 1980, o Beco do Batman é um dos pontos mais turísticos da cidade de São Paulo.
Reza a lenda que um grafite do personagem homônimo apareceu da noite para o dia em uma das paredes da viela, sem ninguém sequer conhecer seu autor. Desde então, o local tornou-se tela para artistas pioneiros da arte de rua, como: Os Gemeos, Bueno Caos, Enivo, Paulo Ito, Zezão, Speto, Niggaz, entre outros.
Quem visita o bairro boêmio da Vila Madalena pode conferir a galeria a céu aberto com obras que misturam mil cores e estilos e são sempre renovadas.
Onde?
Rua Gonçalo Afonso e Rua Medeiros de Albuquerque
Vila Madalena - Região Oeste, São Paulo - SP
Onde?
Rua Joaquim Silva
Santa Teresa/Lapa - Rio de Janeiro - RJ
2. ESCADARIA SELARÓN
A escadaria que colore os caminhos entre os bairros de Santa Teresa e Lapa é obra do artista plástico chileno Jorge Selarón (1947-2013), que após visitar mais de 50 países, decidiu viver no Rio de Janeiro. O projeto foi iniciado em 1994 e possui 215 degraus decorados em mosaico com azulejos de diversas cores e formatos – que eram trocados periodicamente por Selarón com peças de seu acervo e outras enviadas por seus fãs ao redor do mundo. Além de atrair o público, o cartão postal já foi cenário de várias produções dramatúrgicas e clipes musicais de artistas nacionais e internacionais.
3. RUA SÃO FRANCISCO
Localizada no coração de Curitiba, próxima ao Largo da Ordem, a rua é uma das mais antigas e tradicionais da cidade, tendo sua primeira denominação datada em 1786. Se tornou um exemplo de transformação urbana com o projeto “Memórias de Curitiba”, que convidou 20 artistas grafiteiros para ilustrarem fragmentos da história da cidade e do santo que leva o nome da rua. O resultado é um manifesto cultural que une o passado e o presente em uma galeria pública.
Onde?
Rua São Francisco
Matriz - Curitiba - PR
Onde?
Florianópolis - SC
4. STREET ART TOUR
Criada para impulsionar a cena cultural e facilitar a busca do entusiasta do street art, a plataforma – um aplicativo para celular – funciona como um museu digital que mapeia arte urbana na capital catarinense. Além de localizar as instalações artísticas, a ferramenta exibe dados sobre o artista e a arte.
5. MURO DA MAUÁ
Finalizado em 1974, o Muro da Mauá foi construído para proteção contra enchentes na região, mas, a partir de 1994 adotou uma nova função: ser tela para diversos artistas gaúchos. Desde então, dezenas de expressões artísticas podem ser descobertas por quem visita o muro que contrasta com a paisagem urbana e tem suas obras renovadas periodicamente.
Onde?
Av. Mauá
Centro Histórico - Porto Alegre - RS
Dúvidas: 4004-5001
Cancelamentos, sugestões e reclamações: 0800-941-3334
Deficiente auditivo ou fala: 0800-770-3603
Assessoria de Imprensa: imprensa.jca@idealhks.com